Joe Biden

Biden autoriza Ucrânia a atacar Rússia com mísseis de longo alcance fabricados nos EUA

Notícias da Guerra Rússia X Ucrânia

Presidente americano liberou pela primeira vez o uso do sistema ATACMS pelos ucranianos para defender suas forças na região. O presidente Joe Biden autorizou a Ucrânia a usar armas de longo alcance fornecidas pelos EUA dentro da Rússia para ataques limitados, de acordo com duas autoridades americanas. Restrições de longa data estão sendo amenizadas, pois a Coreia do Norte enviou milhares de tropas para a região de Kursk, na Rússia, para apoiar as tropas russas que lutam contra as forças ucranianas.

A nova autoridade se aplica aos Sistemas de Mísseis Táticos do Exército, ou ATACMS, que autoridades ucranianas buscaram do governo Biden. Autoridades americanas resistiram, citando preocupações com estoque limitado, o reposicionamento de ativos russos fora do alcance do ATACMS e o fato de que a Ucrânia tem usado outros ativos com sucesso, principalmente drones, tornando o ATACMS menos crítico para a luta.

Comentário: A situação é estremamente perigosa, pois a forma como essa decisão impactará a guerra é imprevisível. A Coréia do Norte já está aliada a Rússia nessa guerra, e para agravar ainda mais a situação, o presidente Russo Vladimir Putin anunciou que caso seja atacado com tais mísseis responderá com armas nucleares. Acontecendo tal situação estará decretada a 3ª Guerra Mundial. Disse-me o Senhor: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra”. Jeremias 1.14