“Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno”. Daniel 12.1,2.
Esta profecia de Daniel é específica para os que um dia se declararam cristãos, pois o texto fala: “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão”. Quem são os que dormem? Existe uma diferença entre os que dormem e os que morrem. Os que dormem são aqueles que aceitaram a Jesus e vieram a morrer. Já os que morrem são aqueles que viveram no pecado e não aceitaram a Jesus: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 6.23. O apóstolo Paulo escreveu: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança”. I Tessalonicenses 4.16. O apóstolo relata a morte dos que se declaram cristãos. No entanto, o que é preciso esclarecer, é que nem todos os cristão que supostamente são sepultados estavam qualificados para entrar no céu. Os avarentos, os idólatras, os adúlteros, divorciados, os efeminados, os vaidosos, os maldizentes, os arrogantes, jactanciosos e outros mais; embora se declararam cristão, não lavaram suas vestes de forma adequada e portanto não subirão com Cristo no Arrebatamento da Igreja, ressuscitarão, mas ficarão na Terra durante a Grande Tribulação para vergonha deles. Observe que Daniel relata a ressurreição de muitos dos que dormem, pois eles não está se referindo a “todos” que já morreram, mas só os que dormiram em Cristo. “Muitos” não significa “todos”. Jesus falou sobre esse critério de seleção: “Porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança derramado em favor de muitos, para remissão de pecados”. Mateus 26.28. Este acontecimento está relacionado com o Ato Sagrado da Santa Ceia do Senhor, pois tomar a ceia de forma indigna é ato de morte: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem”. I Coríntios 11.27-30. Aqueles que participam da Ceia do Senhor estando enquadrados numa das características de I Coríntios 6.9,10 e vierem a morrer serão parte dos que serão envergonhados.
É preciso lembrar das palavras de Jesus quando disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. Mateus 7.21-23.
Note que o texto de Daniel fala que “ressuscitarão para vergonha eterna”. Estes que se enquadram nesse quesito foram aqueles que ocuparam cargos ministeriais; pastores, bispos, apóstolos, papas, padres, cantores gospel, pregadores e muitos outros. Enquanto vivos tiveram uma vida dúbia, principalmente aqueles que enriqueceram a custa do dinheiro sagrado do sangue de Jesus Cristo. Note que no início do contexto do Capítulo 7 Jesus fala que estes que ficaram de fora do reino são os “lobos roubadores”. “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”. Mateus 7.15. “Roubadores” são enquadrados no grupo dos que não herdarão o Reino dos Céus. “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”. I Corintios 6.9,10
Por que a vergonha?
Muitos desses morreram e tiveram velórios luxuosos, com honrarias e lembrados como se tivessem sido “homens de Deus”. No entanto, do Senhor Jesus Cristo nada se esconde e Ele sabe todas as coisas. Estes homens engaram e se enganaram se enquadrando num dos critérios de reprovação descrito em I Coríntios 6.9,10. No momento do Arrebatamento rerruscitarão e todos vão se admirar deles não entrarem no céu. Serão envergonhados, ridicularizados por não terem vivido o Evangelho puro de Jesus Cristo.
Já os crentes fiéis que dormiram em Cristo, os que foram torturados, mortos de forma cruel, decapitados e sofreram pelo amor de Cristo, os que não amaram este mundo e viveram na esperança da Volta de Jesus Cristo e dormiram; estes vão ressuscitar para a vida eterna.
Comentário: Esta é uma revelação que o Espírito Santo de Deus me concedeu sobre esta profecia de Daniel. Espero nunca saber como isso aconteceu de fato. Luto a cada dia para estar preparado para o encontro com Jesus no Arrebatamento da Igreja e se vier a dormir antes, peço ao Senhor que perdoe os meus pecados, que me instrua enquanto vivo a fazer e viver segundo a vontade Dele.